(16)3851-6515 / 3851-5258

^
DICAS

Dicas e informações práticas para auxiliá-lo no manuseio de roupas em seu cotidiano.

Como limpar colarinho de camisa

Com o tempo e constante uso o colarinho das camisas vão ficando amarelados devido a oleosidade do pescoço e contato com o cabelo. Se você tirar a camisa e colocá-la diretamente na lavadora pode ter certeza que ela sairá limpa e a gola continuará suja. Por isso a Champ’s Camisaria trouxe alguns truques para facilitar a sua vida nesta tarefa.

 

1. Restaurando o branco: Esfregue no colarinho da camisa um pano embebido em água oxigenada. Deixe de molho por meia hora em seguida lave normalmente.

2. Caso seja uma sujeira leve, passe delicadamente com uma escova shampoo de cabelo em toda parte amarelada, após esfregar deixe com o shampoo por alguns minutos em seguida lave normalmente. O shampoo possui componentes que removem a oleosidade do corpo e isso facilita a eliminação da sujeira do colarinho.

3. Outra dica é fazer uma pasta misturando bicarbonato de sódio com vinagre. Coloque sobre a mancha do colarinho e esfregue, retire o excesso da pasta e lave normalmente.

Como dobrar mangas de camisas

Dobrar as mangas para cima pode ser feito para parecer casual ou elegante, dependendo do que você quer. Para isso não é necessário muito esforço basta seguir esses 4 passos.

 

1. Desabotoe as mangas e qualquer botão menor que haja nos braços e punhos.

2. Dobre a manga com o punho um pouco acima do cotovelo, onde eventualmente você quer que a dobra termine.

3. Faça mais uma dobra do tamanho de um punho.

4. Dobre novamente tampando metade do punho.

Dessa forma simples e rápida você consegue deixar suas camisas ainda mais versáteis.

Símbolos de Cuidado de Conservação
Símbolos de cuidados para conservação de tecidos na lavagem

A tina é usada para transmitir informações referentes à temperatura máxima de lavagem, bem como os demais processos de lavagem, como mostrado na tabela abaixo:

Símbolos de cuidados para conservação de tecidos, referentes à secagem em tambor
Símbolos de cuidados para conservação de tecidos, referentes à secagem natural
Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis, referentes à passadoria
Símbolos de cuidados para conservação de tecidos, referentes à limpeza profissional (limpeza a seco)
O terno perfeito

A peça do vestuário masculino transmite elegância e não pode ser comparada a uma roupa qualquer. O terno transparece o estilo do homem (clássico, moderno ou tradicional). Existem três principais tipos de ternos, o shape tradicional com corte reto e o folgado, o slim como o próprio nome já diz, mais estreito e ajustado ao corpo e, por fim, o shape superslim.

 

Quando o assunto é tecido e padronagem, opte por uma combinação que se encaixe com a situação. Ternos fabricados com lã fria, algodão e linho são excepcionais para o clima tropical comum do Brasil por serem matérias-primas mais arejadas, leves e com caimento adequado. Deixe os ternos feitos de tecido sintéticos de lado. Eles esquentam demais e ainda podem causar mau cheiro.

 

Verifique a forma como os ombros se adequam, Ombreiras devem terminar na altura dos ombros. Estes são os únicos lugares em que não é possível fazer ajustes, por isso fique atento.

 

Os acessórios devem receber atenção especial. Antes de sair de casa cheque se a gravata, a camisa, o terno, as meias e o sapato estão de acordo. É bom ter a meia com o tom do sapado ou terno e você pode combinar a cor dos sapatos com a do cinto. Apostou no lenço? Ele deve sempre harmonizar com a cor da gravata ou da camisa.

Como dobrar camisa social

Muita gente tem dúvidas nesse tema. Se você precisa viajar, fazer as malas, por exemplo como dobrar as camisas sem que elas fiquem amassadas na hora de usar? Aqui vai um passo a passo de como executar essa tarefa facilmente.

1. Coloque a Camisa sobre uma mesa, com as mangas abertas e centralize um pedaço de papelão ou uma revista no centro, logo abaixo da

    gola!

2. Dobre a primeira metade da Camisa.

3. Agora dobre a manga, assim como indicado na foto.

4. Faça o mesmo processo com a outra metade da camisa

5. Segunda manga, dobre-a!

6. Dobre a parte de baixo.

7. Mais uma dobra para Camisa ficar compacta.

8. Ponto!

 

Seu objetivo é deixar os botões centralizados ao final do processo.

Saiba quando usar camisa para fora ou dentro da calça

De uma forma geral, a camisa quando usada por dentro da calça, dá o aspecto mais arrumado. Mesmo existindo formas modernas de combiná-la com terno e gravata, em ambientes e ocasiões formais, não a use para fora.

 

Mais do que uma questão de estilo, o comprimento da peça tem grande influência na hora de fazer sua opção. Camisa social, ou seja, aquelas com numeração feita pelo colarinho, como 38, 39, 40, por exemplo, são usadas para dentro da calça, porque geralmente a fralda (parte de baixo da camisa) é mais longa. As camisas casuais, ou seja, aquelas com numeração de 1 ao 5, em ambientes de trabalho, preferencialmente são usadas desta forma.

 

Se a camisa for mais comprida que a jaqueta, o blazer ou cardigã, ela vai para dentro. Esta regra também vale para camisetas, quando usadas por baixo da camisa ou de malhas.

 

Em situações casuais ou informais, a camisa pode ser usada para fora da calça, sendo que as de barra reta ou levemente arredondada são as melhores opções. Lembre-se que o comprimento não deve ser maior do que 20 cm abaixo da linha do quadril, ou cobrir o cavalo da calça. Este modelo favorece os homens que estão acima do peso, e não querem marcar a barriga.

 

Colocar uma parte da camisa para dentro e outra para fora, e funciona com camisas e camisetas. É um jeito para quando os comprimentos são maiores do que queremos, ou para destacar um cinto bacana.

Dicas de como tirar manchas de tecidos

Mancha de óleo: aplique um pouco de detergente líquido para louças diretamente sobre a mancha e esfregue. Se a mancha for persistente vai demorar um pouco, mas repita o procedimento até a gordura sair por completo. Em seguida lave a peça com água quente.

 

Mancha de sangue: Tempo é essencial para as manchas de sangue. O quanto antes você tratar a mancha, melhor será o resultado. Faça uma pasta de sal e água fria. Esfregue a pasta diretamente sobre a mancha. Esse método é ideal para até 10 a 15 minutos depois que a mancha ocorreu. Enxágue com água fria e repita, se necessário. Não use água quente para não fixar a mancha.

 

Alimentos com corante: passe um pouco de pasta de dentes sobre a mancha. Quando ela estiver completamente seca, enxague com água fria.

 

Manchas de batom: Para remover manchas de batom, é só esfregar um pouco de álcool de farmácia sobre o tecido.

 

Manchas de tinta: Para remover manchas de tinta, de suas roupas, aplique um pouco de laquê para cabelos no tecido, antes de lavar.

 

Manchas de caneta: Para tirar manchas de canetas esferográficas, passe bastante laquê em cima da mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão neutro. As manchas podem ser removidas também com leite azedo, ou com uma mistura de leite e vinagre.

 

Ferro de passar: Para remover manchas amareladas deixadas pelo ferro de passar roupa, basta passar água oxigenada sobre a parte afetada e em seguida lave apenas com água.

 

Produtos indicados para manchas específicas:

 

1. Acetona: para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos).

 

2. Água oxigenada: para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.

 

3. Álcool: para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama.

 

4. Bórax: para retirar manchas ácidas de vinho, frutas e café.

 

5. Leite: para retirar manchas de vinho tinto de tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir.

 

6. Magnésia: para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido).

 

7. Talco: para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.

 

8. Vaselina: para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com um algodão embebido em tetra cloreto de carbono.

 

9. Vinagre branco: para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

 

 

Saiba como escolher o melhor tecido da sua camisa social

Toda peça tem uma etiqueta, por mais simples que pareçam elas trazem informações essenciais sobre o produto: a composição, a qualidade do tecido, sua resistência, origem, modo de lavagem. Esses dados podem te ajudar a manter a roupa conservada por mais tempo e, principalmente, a saber o que você está realmente comprando. Normalmente, a matéria prima das camisas sociais é formada, em grande parte, por fibras naturais, ou seja, aquelas obtidas na natureza.

 

A Matéria-Prima

 

Algodão –  É considerada a mais importante das fibras têxteis. Totalmente branca ou esbranquiçada, é obtida dos frutos do algodoeiro. A qualidade do algodão varia de acordo com o tipo de algodoeiro e é medida pelo comprimento das fibras. Quanto mais longa, mais nobre é o tecido. Atualmente, somente 4 espécies são aproveitadas em larga escala para a confecção de tecidos e instrumentos médicos.

 

No topo da produção, está o algodão Egípcio, seguido pelo Pima, cultivado manualmente pelos peruanos.

 

Tricoline – Tecido de construção em tela, com a leveza e resistência do algodão, penteado mercerizado (processo de acabamento de tecidos de algodão que aumenta o brilho do tecido e o torna mais encorpado e resistente). Pode ser liso, estampado ou obter padrões com fio tinto, como xadrezes e listrados. É a base da camisaria de todo o mundo, atendendo a um mercado cada vez mais exigente e sofisticado, no que diz respeito a tecidos leves.

 

Extrafine, Super extra ou extra – As terminologias nada mais são do que indicações de fibras mais longas e, portanto, mais sedosas e mais resistentes.

 

Fio 60 – Assim como acontece nos costumes, o algodão das camisas também ganha numeração e quanto maior o número de fios, mais resistente e sedosa será sua camisa.

 

Doppio Ritorto ou /2 – Acima do fio 60, pode ser utilizada uma técnica para entrelaçar dois fios, que garante maior durabilidade ao tecido. Neste caso, você encontrará na etiqueta a inscrição Doppio Ritorto ou o sinal /2.

 

Agora já dá para comprar de maneira mais consciente, né?

 

Fonte: www.mistermagazine.com.br

A camisa social Ideal

Existem vários tipos de camisas sociais, que variam o tipo de colarinho, os botões, as cores, os tecidos, o tamanho da manga e o tipo de punho. Trouxemos algumas dicas para facilitar na hora de escolher a camisa ideal.

 

1.Escolha uma cor.

 

• Para uma entrevista de emprego, as escolhas tradicionais são as cores conservadoras. Um azul claro geralmente é a cor mais segura. Branco

  é muito formal. Cinza também é seguro.

• Se você quer projetar uma imagem mais animada, escolha uma cor clara ou de cor incomum. Verdes claros e laranja são geralmente populares,

  assim como rosa.

 

2.Escolha a estampa.

 

Cores sólidas são básicas para o vestuário porque elas são fáceis para combinar, mas você deve considerar listras ou estampa em xadrez também.

 

3.Escolha um estilo.

 

• Uma camisa ajustada é um pouco mais apertada na área do peito e nos lados. Uma camisa padrão é um pouco mais folgada, com a aparência

  tradicional. Camisas atléticas são normais no peito, mas um pouco mais justas na cintura.

• Um colarinho reto e padrão é o tipo mais comum, onde as bordas apontam para baixo e há um pequeno espaço entre a seção onde o colarinho

  se encontra.

• O colarinho aberto é um pouco mais moderno e considerado por alguns como um estilo mais jovial e efeminado. É menor e fica mais aberto.

 

Como esse colarinho dá uma aparência mais larga, é uma boa escolha para as camisas mais justas, e talvez não fique muito bem com tipos menos justos.

 

4.Encontre os tecidos certos.

 

Camisas de linho são perfeitas para o verão, enquanto o tecido oxford é um algodão mais grosso, portanto, tem uma textura mais grossa e áspera. O algodão tem uma textura macia, formando um visual mais casual que lhe deixará mais confortável.

Como guardar sua camisa social

Pendurar em cabides

 

O cabide é um aliado das camisas sociais, mas tem a forma correta para pendurá-las. Feche pelo menos os 3 primeiros botões da sua camisa e mantenha sempre um espaço considerável entre elas, garantindo uma folga e evitando que fiquem amontoadas.

 

Dê um espaço, entre as Camisas

 

Não as deixe amontoadas, deixe um espaço entre elas, isso também ajuda para não amassar.

 

Para facilitar na hora de escolher, separe-as por cor

 

Separar por cor é uma forma legal de visualizar tanto suas Camisas, como as outras peças de seu Guarda Roupa, vale a pena separar por cor, por tipo (Xadrez, Lisa, Listrada). Isso facilita muito na hora de escolher a peça.

Como dobrar uma jaqueta de terno

Vire a jaqueta ao avesso. Vire o tecido da sua jaqueta ao avesso para que o forro fique para o lado de fora. Isso protege o tecido da parte externa da jaqueta.

 

Coloque os ombros de dentro para fora. Coloque sua mão dentro do casado e empurre seu punho nos ombros para que o forro dos ombros fique para fora. Os ombros de dentro para fora deixam a jaqueta mais fácil de engomar.

 

Dobre a jaqueta verticalmente. Una os dois ombros em uma mão e use a outra para pegar a jaqueta no ponto do meio da sua gola. Isso deve ter um efeito de dobrar a jaqueta na metade do seu comprimento. Endireite o material da jaqueta para fora depois de dobrar.

 

Dobre a jaqueta pela metade horizontalmente. Coloque o antebraço horizontalmente pela metade da jaqueta e dobre o topo da jaqueta por cima. Isso deve criar uma trouxa quase quadrada que cabe facilmente na mala.

Camisa + gravata + terno - Dicas

Parece simples fazer combinações entre ternos, mas para quem precisa fazê-las diariamente as dúvidas surgem mais cedo ou mais tarde.

 

1. As gravatas não precisam combinar com as cores da roupa. Na dúvida, combine a cor da gravata primeiramente com a cor do terno, fazendo um contraste com a camisa.

 

2. A gravata nunca deve ser mais clara que a camisa.

 

3. Evite usar camisas pretas com gravatas.

 

4. As gravatas mais formais são as lisas, com estampas padrão ou escuras. Pode usar sem medo os padrões repetidos (quanto menor o detalhe do padrão, melhor) e as de listras coloridas, geralmente em diagonal.

 

5. Cores fortes, como rosa pink e verde-limão, por exemplo, combinam bem com cores mais sóbrias e neutras, como o azul-marinho. O uso de cores fortes sempre reflete um homem mais moderno e ousado.

 

6. Os tons mais discretos, como os pastéis, vão bem se combinadas com camisas brancas.

 

7. Quanto às camisas, as lisas podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas. Camisas estampadas (com listras ou xadrezes) podem ser usadas em combinação com gravatas estampadas para um estilo mais arrojado.

 

8. Se pra você é um risco combinar estampas (e realmente não é muito simples), opte pelas gravatas lisas.

 

9. É sempre mais seguro fazer o jogo do tom sobre tom para as camisas lisas ou estampadas. É menos complicado.

 

10. Escolha quem deve se destacar. Decida-se pela cor da camisa, e se é ou não estampada, e só então parta para as gravatas.

 

11. Camisas claras dão mais liberdade de escolha, aceitam praticamente todas as estampas e cores (lembre-se que a gravata sempre deve ser mais escura que a camisa).

 

12. Com ternos básicos como o preto e o azul marinho, funcionam bem cores como rosas, azuis, verdes e cinzas.

 

13. Se a camisa ou terno for cinza tente também criar um efeito tom sobre tom. Gravatas mais escuras como as de cor castanho, vermelho escuro, preto, azul marinho, e bege caem bem. Tons mais vivos como vinho, amarelo e tangerina também produzem um bom contraste.

 

14. Camisas coloridas requerem gravatas estampadas ou lisas, mas que permaneçam sempre no mesmo tom da camisa ou de cores mais neutras como cinza ou preto.

 

15. Camisas azuis são bem neutras e aceitam quase todas as combinações de gravatas desde o verde, o bordô, o rosa, até castanho e acinzentado.

 

16. Para camisas mais escuras, a melhor combinação se faz com gravatas também escuras como marrom, bordô, azul marinho ou preto.

 

17. Duas dicas sobre as camisas listradas: se a estampa for com listras finas, as gravatas com padrões também listrados devem ter listras mais largas. Já se as listras forem largas, use gravata com listras finas.

 

18. O terno risca de giz fica bem com gravatas em xadrez ou listras diagonais.

 

19. Esqueça as gravatas “engraçadinhas” para ambientes formais.

 

20. Todas as regras têm exceção. Não se acanhe em experimentar novas combinações, mas, lembre-se que o bom senso sempre prevalece.

 

Fonte: www.modamodamoda.com.br

 

 

Copyright © 2016 - Champ´s Camisaria - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por LM Tecnologia.